sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conhecer os limites do próprio corpo é fundamental

Pude perceber que desde que troquei de treino tenho tido mais dores do que o normal. Além da dor muscular intensa, que é bem comum ao trocar os treinos, tive dores na coluna e dois episódios de quase-torcicolo. Achei bem estranho, porque tenho bom condicionamento e observo muito a postura pra não me machucar, contraio abdome nos exercícios certinho, não tem muito motivo pra sentir tanta dor assim.
Ontem na academia chamei um dos professores e expliquei onde doía e expliquei depois de qual treino sentia o desconforto. Ele me disse que é bem possível que eu esteja com trapézio e lombar estejam pouco fortalecidos e sugeriu uns exercícios durante um mês. Vou fazer, testar e depois falar com ele.
A academia que eu frequento é pouco organizada neste sentido de suporte ao treino, execução dos movimentos e tal. A gente precisa correr atrás do instrutor. Ontem, porém, me senti bem acolhida e tive minha dúvida, momentaneamente, solucionada. Vamos ver se esses exercícios novos vão me dar bons resultados. Se eu continuar insistindo e sentir dor, certeza que paro, porque eu não gosto de sentir dor. Ok que a academia não é o meu maior prazer, mas é gostoso a sensação pós-treino. Então vou mudar e reduzir cargas, mudar alguns exercícios pra execução em aparelhos que deem mais estabilidade (trocar o agachamento guiado pelo rack, por exemplo e os de solo farei na polia).
Um passo de cada vez, um avanço por vez.
Isso me fez lembrar que eu tenho uma vontade imensa de correr, mas preciso aprender a ouvir meu corpo. Eu ainda tenho um peso considerável e sinto tornozelos e joelhos bem sobrecarregados ao tentar correr. Vou esperar emagrecer mais, fortalecer mais a coluna e assim conseguir correr sem medo.
Não tem porque ter pressa, eu tenho a vida toda pra ser saudável.

Um comentário:

Andreia B. disse...

Niceee <3 Que bom ver um post mais animado seu em relação a AF. Mesmo que seja de contra-tempo consegui sentir sua vontade de continuar.

Então parabéns querida. Vamos firmes respeitando nossos limites, e avançando sempre pra nossa saúde e bem estar.

;*