sábado, 10 de maio de 2014

Sempre que escrevo aqui fico mais animadinha

Uma verdade muito grande o título, rs.
Ainda que às vezes bata aquele sentimento de pra que estou escrevendo minhas angústias na rede, me expondo e tal, é como olhar pra mim mesma de fora, me entender melhor. Igual fazia na terapia.
Eu ainda não voltei a me exercitar, mas já me alimentei bem, o que é ótimo. Dá uma sensação tão boa de capacidade quando eu como certinho, vcs sentem isso também?
Tô sempre problematizando a vida e tendo  mil ideias diferentes por minuto para encarar as coisas. Sou assim na vida, hiperativa mesmo. Quanto à emagrecer, não tinha como ser diferente. O que eu percebo é que, quando mais simples for minha alimentação, melhor me sinto e melhor emagreço também. Os mil recursos industrializados não funcionam bem pra mim.
Qual a primeira coisa que a gente faz quando entra em "dieta"? Corre no mercado e enche o carrinho de produtos 'aliados' da dieta: gelatina diet, pudim zero, doces zero açúcar, adoçantes, farinhas sem glúten, massas lowcarb e os caralhos.
Sempre questionei com amigas que não achava possível viver de diet/light/fit o resto da vida, que isso não é funcional e algumas vezes ouvi que é pq eu não queria fazer sacrifícios, abrir mão das gordices, etc. Mas não é bem por aí. A questão pra mim, é que temos hábitos de uma vida toda e vc não  muda todos eles ao mesmo tempo de uma vez. Tudo que é muito radical tende a não ter durabilidade pra mim.
Um exemplo bem simples disso pra mim é comer arroz e feijão. Vc quer emagrecer? Então bora largar o arroz e comer somente carboidratos complexos e blá blá blá. Eu JURO que tentei comer batata doce no lugar do arroz, mas não desce. Eu não gosto, fico com fome, sinto falta do arroz. Daí se abro mão de algo que gosto tanto, começo a pensar nas perdas de mudar hábitos e não pode ser assim, pq logo vou encher o saco e jogar tudo pro alto. Daí eu como meu arroz e feijão todo os dias sim, quase sempre o integral, salvo quando vou à casa de outras pessoas.
Absolutamente eu me recuso a carregar marmita quando vou comer fora. Quando vou comer na casa de alguém, ou vou a um casamento, aniversário, acho uma ofensa levar comida na bolsa. A pessoa prepara tudo com carinho e vc chega lá com seu frango, batata doce e clara de ovo? Não né, gente, vamos combinar que é estranho. Eu não ia gostar se fizessem isso comigo. Acho que vale moderação, até pq o foco é o encontro e não a comida. Tá com medo de exagerar? Coma algo em casa e vc vai apenas provar algumas coisas, evitando grandes exageros.
Minha estratégia agora é: mudar devagar e sempre; fazer trocas inteligentes; continuar sentindo prazer em comer e confraternizando com as pessoas sim.
Fazendo uma balanço de como era minha alimentação há uns 3 anos atrás e hoje, já evolui  muito e continuarei em busca de saúde e melhores hábitos. Mas sem enlouquecer, pq de gente doido o mundo já está bem cheio.

Sugestão de leitura:
Entrevista MARAVILHOSA com uma nutricionista contra as dietas.

Vivemos hoje um terrorismo nutricional


3 comentários:

Karen M.A. disse...

Nossa, parabéns, o que escreveste é exatamente o que penso, o que sinto e o que vivo.. Ao longo dos anos, percebi que para atingir esse tipo de objetivo não adianta querer eliminar certos alimentos, que uma hora ou outra vai dar vontade de comer e o estrago será maior, mas o que me ajudou, em alguns momentos, foi reduzir a quantidade de consumo e diversificar, como falaste. Mas isso mesmo, tudo o que escreveste. Vamos, lá, não podemos desistir e se um dia cair em tentação, no próximo compensar o dano. Bjo, bom dia!!

Nice Franco disse...

Que coisa boa ver alguém que busca as mesmas coisas, Karen!
As pessoas estão ficando muito loucas, vamos buscar equilíbrio...

Beijo e ótimo dia pra nós.

Aline Canteiro disse...

Oi Nice! é bem isso mesmo que vc falou! Bom senso é tudo nessa vida! Bora fazer uma dieta que possamos manter sem muitas firulas né?!

Na nova dieta que estou, quase não tem industrializados.... Comida simples que nos faz feliz! :D

Beijo grande e uma ótima semana!